Cinema > Críticas > Crítica “Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida”
Enviado 16/12/2013 8:00 am por Pipoca Gigante no responses

“Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida”

 

Título Original: “Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida”.

Gênero: Drama.

Origem: Brasil.

Duração: 89 Minutos.

Ano de Lançamento: 2012.

Elenco: Clarice Falcão, Rodrigo Pandolfo, Leandro Hassum, Daniel Filho, Alexandre Nero, Gregório Duvivier, Kiko Mascarenhas, Bianca Byington, Nelson Freitas, Augusto Madeira, George Sauma, Leandro Soares, Priscilla Rozembaum, Christiana Ubach, Camila Amado e Wagner Santisteban.

Roteiro: Matheus Souza.

Direção: Matheus Souza.

Por: Bruno de Souza.

Clarice Falcão e Leandro Hassum em cena

Matheus Souza, diretor, obteve grande repercussão com seu primeiro filme, “Apenas o Fim“, realizado no campus da PUC quando ele ainda estudava cinema. Sem dinheiro e não podendo tirar o equipamento da faculdade, Matheus fez um longa apaixonante e pessoal a partir de uma história simples, mas que chamava atenção pelo seu texto recheado de referências à cultura pop.

Veio o sucesso em festivais e, após ter enveredado por trabalhos paralelos em teatro e jornais, Matheus retorna com sua nova produção.

Clara (Clarice Falcão) não faz a menor ideia do que está fazendo com a sua vida. Escolheu fazer faculdade de Medicina  pelo simples fato de que toda a sua família é formada por médicos respeitados. Não era o que queria, mas também não sabe se existe alguma profissão específica com a qual realmente se identifique. Começa, então, a matar aulas sem contar para os pais ou para o namorado. Inicia uma vida paralela durante as manhãs, na qual acaba conhecendo Guilherme (Rodrigo Pandolfo – “O Concurso) um jovem rapaz que a incentiva a fazer experiências práticas para descobrir, do jeito dela, do que ela realmente gosta e qual é o seu talento.

Naturalmente, depois da aclamação em um primeiro filme, sempre surge a síndrome do segundo. Afinal, expectativas são criadas (inclusive por mim) sobre qual será o próximo passo do cineasta.

Daí que o título do filme parece resumir o que deve ter sido o processo de criação deste longa. Realmente, a impressão que fica é que Matheus não faz a mínima ideia do que fazer da sua vida agora, pós-fama.

Será que Daniel Filho cairia no chavão e diria que foi ótimo trabalhar com Matheus e que ele é um excelente diretor???

Visivelmente com medo de ousar, o diretor opta por não sair de sua zona de conforto, mantendo o mesmo estilo e gênero de sua estreia. Assim como em “Apenas o Fim”, “Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida” traz longas sequências de pessoas conversando e caminhando, mas agora o fundo não é mais a bonita paisagem do campus arborizado da PUC e sim os corredores do shopping Dowtown(?!), um gelado ringue de patinação e as pistas de um boliche.

Todo o desenrolar é novamente fundamentado na verborragia, mas sem ações. Com diversas sequências na mesma locação, enquadramentos repetitivos e longos planos abertos, Matheus parece querer reprisar técnicas utilizadas por Wes Anderson. Acontece que decupagem e arte pobres não o deixam chegar nem aos pés do diretor de ‘Moonrise Kingdom‘. Por isso, nem um montador competente consegue dar ritmo ao filme, que acaba sendo lento e cansativo.

O roteiro é mal desenvolvido e passa a impressão de ter sido criado na hora no set. Alguns momentos, como a cansativa e descartável abertura e a cena da balada onde todo mundo ouve a música de sua escolha pelo Ipod, parecem abordar a inconsistência da nova geração com intuito de gerar debates sobre a juventude vazia. Mas a discussão fica no ar e acaba se perdendo.

A ideia da menina que não sabe o que fazer e, no caminho, tenta ajudar os outros na busca de um sentido para a vida é boa, mas não bem aplicada. As participações de diversos nomes no elenco, como Leandro Hassum, Gregório Duvivier, Alexandre Nero, Nelson Freitas, Bianca Byington e Camila Amado, são bem-vindas e agradáveis. Os destaques ficam com Daniel Filho, como avô de Clara, e com Augusto Madeira, que, jogando vídeogame, nos presenteia com a melhor cena do filme.

Rodrigo Pandolfo e Clarice Falcão, casal sem química

O elenco principal é bom. Clarice Falcão tem carisma e é apaixonante, quase uma musa. Já Rodrigo Pandolfo não convence tanto. O casal não tem a mesma química que o do filme anterior de Matheus, composto por Gregório Duvivier e Erika Mader, e a impressão que fica é que falta algo nos personagens, que parecem  insossos.

De fato, é quando o diretor tenta algo diferente, como entrevistar pessoas na rua e fazer do longa quase um documentário, que surgem as boas sacadas.

A trilha indie pop repete “Apenas o Fim” e, novamente, traz Los Hermanos e semelhantes.

No final, ” Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida” se mostra vazio e não consegue dialogar com a platéia, revelando uma direção incapaz que traz mais do mesmo. Positivo apenas são algumas boas sacadas do roteiro, que contém algumas divertidas piadas. Basta saber como vai ser o futuro desse diretor; se esse é um filme para ser esquecido de sua filmografia ou se Matheus Souza será uma promessa não cumprida.

Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida”  fez parte da programação do Festival do Rio 2012. Acompanhe aqui a nossa cobertura completa do Festival do Rio 2012.

Assista  ao trailer de “Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida” abaixo:

 
Compartilhar
 
Notícias Relacionadas
 
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Amy Adams Batman Ben Affleck Bryan Cranston Capitão América Chris Hemsworth CHRISTIAN BALE Christopher Nolan Cinema Francês Cinema Nacional Coletiva de Imprensa DC Comics disney Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 Frank Miller Game of Thrones homem aranha Homem de Ferro Homem de Ferro 3 Hugh Jackman Hulk Jennifer Lawrence Kristen Stewart leonardo dicaprio marvel Matthew McConaughey mulher maravilha O Homem de Aço oscar Os Vingadores pré-estreia Quentin Tarantino Robert De Niro Robert Downey Jr. Rodrigo Santoro Samuel L. Jackson Superman Thor Tom Cruise UCI UCI Cinemas Wolverine X-Men Zack Snyder