Cinema > Críticas > Crítica “O Mensageiro”
Enviado 14/12/2014 11:30 am por Pipoca Gigante no responses

“O Mensageiro”

 

Título Original: “Kill the Messenger”

Gênero: Crime / Drama / Biográfico.

Origem: E.U.A.

Duração: 112 Minutos.

Ano de Lançamento: 2014.

Elenco: Jeremy Renner, Robert Patrick, Jena Sims, Mary Elizabeth Winstead, Lucas Hedges, Paz Vega, Barry Pepper, Oliver Platt, Rosemarie DeWitt, Andy Garcia, Ray Liota, Matthew Lintz e Parker Douglas .

Roteiro: Peter Landesman.

Direção: Michael Cuesta.

 

Por Alexandre Bragança

O diretor Michael Cuesta com Jeremy Renner

Seguindo a linha dos clássicos filmes sobre jornalismo investigativo, como “Todos os Homens do Presidente” (1976), “Boa Noite e Boa Sorte” (2005) e o mais recente “Frost/Nixon” (2008), chega neste finzinho de 2014 “O Mensageiro“.

Com roteiro adaptado por Peter Landesman (“JFK, A História Não Contada“) a partir dos livros “Dark Allience“, de Gary Webb, e “Kill the Messenger“, de Nick Shou, a trama apresenta a história real do jornalista Gary Webb, ganhador do prêmio Pulitzer, que descobriu o tráfico de drogas e de armamento entre a CIA os rebeldes da Nicarágua. Não sou de fazer previsões, mas acredito que este seja um forte concorrente à vaga de melhor roteiro adaptado para o Oscar.

Jeremy Renner e Paz Vega

Com larga experiência em tv (“Elementary“, “Homeland” e “Dexter“), o diretor Michael Cuesta apresenta de forma concisa o drama particular de um jornalista que foi até às últimas consequências para levar a verdade a público.

A excelente montagem inicial, com trechos de discursos dos presidentes Nixon, Carter e Reagan (entre os anos 1970 e 1980) sobre repressão às drogas intercalados com imagens reais dos conflitos existentes na América Central na época, nos coloca imediatamente dentro da história. Entretanto, se por um lado a direção de arte e a fotografia nos remetem à esta época, por outro a trama é toda ambientada nos anos 1990, mais precisamente em 1996, o que pode ocasionar certa confusão em alguns momentos.

Andy Garcia vive o narcotraficante Meneses, peça chave no quebra cabeças de Webb

Apesar desse possível conflito entre estética e momento diegético, o elenco está afiadíssimo. Na pele do jornalista Gary Webb, Jeremy Renner (“Trapaça“) está ótimo em seu papel, dosando as emoções na medida certa entre o trabalho e a família. Quem também chama atenção logo no início do filme é Paz Vega (“Os Amantes Passageiros“) interpretando uma sensual esposa de traficante. Com pouco tempo de tela, Andy Garcia (“Rio 2“) se destaca pela elegância com a qual dá vida a Norwin Meneses, um chefão do narcotráfico que está “preso”.

Com certeza absoluta, “O Mensageiro” é uma ótima pedida para este fim de semana.

Assista abaixo ao trailer de “O Mensageiro“.

 

 
Compartilhar
 
Notícias Relacionadas
 
 
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Animação Batman Ben Affleck Bryan Cranston Capitão América Chris Evans Chris Hemsworth CHRISTIAN BALE Christopher Nolan Cinema Francês Cinema Nacional Coletiva de Imprensa DC Comics Demolidor disney Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 Festival do Rio 2014 Festival do Rio 2015 Frank Miller Game of Thrones Henry Cavill homem aranha Homem de Ferro Hugh Jackman Hulk Jennifer Lawrence Liga da Justiça marvel mulher maravilha Netflix Os Vingadores pré-estreia Rachel McAdams Robert Downey Jr. Rodrigo Santoro Stan Lee star wars steven spielberg Superman Thor Viola Davis Wolverine X-Men Zack Snyder