7º Arte > Colunas > Dissecamos o trailer de “Capitão América: Guerra Civil”
Enviado 27/11/2015 10:04 am por Pipoca Gigante no responses

Por: Pedro Sobreiro.

Como vocês devem ter percebido, o trailer do filme mais aguardado da Marvel enfim saiu. “Capitão América: Guerra Civil” teve suas primeiras imagens divulgadas e, como de costume, o Pipoca Gigante preparou mais uma análise do trailer. Confiram:

1- Pós-créditos de luxo

A primeira cena do trailer remete à cena pós-créditos de “Homem Formiga“. Vemos Bucky (Sebastian Stan) com seu braço de metal preso numa máquina. Ela o está consertando? Está prendendo o braço numa medida preventiva?

2- Sua mãe, aquela enfermeira…

Testando se o amigo retomou sua consciência (caso vocês não tenham assistido a “Capitão América: O Soldado Invernal“, Bucky foi usado como uma arma secreta da HIDRA por vários anos. Após alguns confrontos com o Capitão (Chris Evans), ele começou a recobrar a consciência e fugiu), Steve faz perguntas a ele. Bucky lembra de coisas dos anos 40, como o nome da mãe de Rogers e que ele usava papéis nos sapatos para ficar mais alto.

3- Michael Bay aprova

Steve fala que Bucky é um homem procurado. A câmera corta para um prédio, onde ocorre uma explosão. O grande detalhe é que a sala explodida tem muitas pessoas de terno e uma equipe de filmagem. Ou seja, é um evento televisionado. Meu ponto: Barão Zemo (Daniel Brühl) ou Ossos Cruzados (Frank Grillo) explodem uma reunião das Nações Unidas, incriminando o Soldado Invernal.

4- OSSOS CRUZADOS!

Continuando o diálogo, Bucky afirma que seus dias de terrorista acabaram. Steve completa dizendo que há gente que discorda e está indo a seu encontro. Nisso, vemos um grupo de homens andando em direção à câmera. Tudo seria normal, mas se repararem bem, o homem no centro é o vilão Ossos Cruzados.

5- Todo dia é um 7X1 diferente

A câmera foca nos homens e descobrimos que são policiais. Se a bandeira no ombro não fosse o suficiente, “Polizei” quer dizer “Polícia” em Alemão. Ou seja, eles provavelmente estão na Alemanha. O mais intrigante disso tudo é Ossos Cruzados estar nesse meio. Será que a HIDRA está tentando reaver o Soldado Invernal? A polícia alemã está sob controle de um grupo neonazista?

6- Um salto de fé

O parceiro de guerra do Capitão América chuta uns prováveis nazistas e se vê encurralado. O que ele faz? Pula de um prédio a outro, é claro!

7- Thunderbolt Ross

Uma das novidades no elenco é a volta do General Ross (William Hurt). Vilão de “O Incrível Hulk” (2008), é legal ver Ross interagindo com outros personagens do universo Marvel. E ele não está para brincadeira. “Embora muitos o vejam como herói, outros preferem o termo ‘justiceiro”.

8- Você é moleque!

Reunidos ouvindo o discurso do General, Sam Wilson/ Falcão (Anthony Mackie), Natasha Romanoff/ Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Steve Rogers/ Capitão América estão com expressões sérias, mas o Capitão está irritado. Thunderbolt Ross afirma que ele usou seus poderes sem nenhuma supervisão, de modo irresponsável. Resumindo, chamou o Capitão América de moleque.

9- Bucky desaparece

Ainda no discurso do General, vemos Bucky aparentemente em fuga, num lugar desconhecido. Porém, a placa “Farmacia” indica um país falante de espanhol. Lembrando que o filme teve gravações na Costa Rica. A cena termina com ele sumindo atrás de um ônibus.

10- Tratado de Sokovia

Afirmando que o mundo não tolera mais heróis agindo sem responsabilidade, Ross entrega um documento oficial da ONU à mãos femininas, acredito que seja a Viúva. Nele está escrito “Sokovia Accords”, algo como “Tratado de Sokovia”. Para os mais esquecidos, Sokovia é a cidade flutuante que Ultron pretendia transformar em um meteoro de extinção humana em “Vingadores: Era de Ultron“.
Esse tratado deve ser a adaptação cinematográfica da Lei de Registro nas HQs. O Capitão recebe o documento com maus olhos.

11- Conselho de amiga

Vemos Bucky correndo de moto, enquanto a Viúva avisa a Steve para não se envolver nas intrigas de seu amigo, pois pode acabar sobrando pra ele.

12- Vai encarar?

O Capitão responde Natasha com um simples: “Por que, vai me prender?”. Notamos que ele está com seu “disfarce”. As relações vingadoras estão abaladas.

13- Eu me rendo!

“Haverá consequências”. Nisso, vemos o Capitão América completamente uniformizado se render a um grupo armado num túnel alemão (as paredes laranjas confirmam que é na Alemanha). Detalhe: o “A” que estava no ombro em “Vingadores: A Era de Ultron” não está mais lá.

14- “Now the time is here for Iron Man to spread fear”

A consequência parece ser imediata quando, numa das cenas mais legais do trailer, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) aparece abrindo uma porta com as mãos. Ao que tudo indica, é um esconderijo (não tão) secreto do Capitão.

15- Cara a Cara

Num tom diferente dos encontros usuais, Capitão e Stark se olham e, sem muitas piadinhas, Tony fala sobre Steve estar na defensiva.

16- Without you my friend…

O Capitão responde com um “It’s been a long day“. Aliás, se vocês repararem, o Soldado Invernal está ao fundo, segurando uma arma! Muita coragem do Tony de ficar sem capacete.

17- Bilbo

O Homem de Ferro argumenta: “Se não aceitarmos limitações, seremos tão ruins quanto os caras maus”. Enquanto isso, vemos o Capitão e o Falcão sendo escoltados até o personagem misterioso de Martin Freeman e à Agente 13 (Emily VanCamp).

18- Devolução

Logo em seguida vemos os agentes levarem o escudo do Capitão e o traje do Falcão. É uma cena muito importante porque os coloca em trajes civis e, cá entre nós, sabemos que eles vão dar um jeito de recuperar seus equipamentos.

19- Resposta

Continuando o diálogo Caps-Stark, Steve responde: “Não vejo as coisas dessa forma”. E temos imagens de Bucky pegando uma arma e tendo um momento pré-guerra com o Capitão, como nos anos 1940.

20- Interrogatório

A cena corta e vemos Steve sentado numa sala com portas de vidro, semelhantes às da SHIELD. Stark, completando o diálogo proposto no trailer, aparece de terno e diz: “Às vezes, tenho vontade de dar um soco nesses seus dentes perfeitos”. Tudo indica que o Capitão será apreendido e acontecerá algo cada vez mais comum nos filmes de heróis: um interrogatório.

21- Falcão

Vemos o Falcão pulando de um prédio. “Só quero ter certeza de que consideramos todas as opções”, ele diz. A situação deve ter ficado feia e ele não quer lutar.

22- Shit!

Saímos do Falcão voando para um Capitão alvejado em trajes civis. Se vocês repararem, ao fundo, há um helicóptero azul quebrado. Mais adiante, veremos que o Capitão segurou essa nave com as próprias mãos.

23- Clark Kent

Continuando a fala do Falcão, ele está disfarçado (Boné e Óculos Escuros) junto ao Capitão num bar. Ele diz que quando atiram no Capitão, costumam mirar nele também. Esse é o momento mais próximo aos quadrinhos, nos quais o Capitão promovia encontros com os Vingadores Secretos em trajes civis em bares pela cidade.

24- Falcão Badass!

Ele dá esse golpe legal em dois guardas

25- IFID

Pelo cenário, deduzimos que o Capitão não está em Nova York ou na Alemanha. Na verdade, se repararem bem, o logo do IFID é o continente africano.

Sobre o IFID, uma rápida procura no Google te leva a lugar nenhum. Procurando imagens dos sets de gravação, encontrei uma parede com Institute For Infectuous Diseases gravada. Algo me diz que esse instituto será em Wakanda e estará diretamente ligado ao Barão Zemo e seu Vírus X.

26- Starks

“Você sabe o que está para acontecer. Quer mesmo sair dessa na base da força?”, diz a Viúva Negra.

Nisso, vemos Homem de Ferro e Máquina de Combate (Don Cheadle) no pátio de um aeroporto.

26.2 – America Fuck Yeah!

Logo em seguida, vemos o Time do Capitão América se preparando para a briga, no mesmo aeroporto.

27- Armadura(s)

Homem de Ferro e Máquina de combate voando no mesmo aeroporto. O capacete do Stark é o mesmo do segundo filme dos Vingadores. Aquela cena anterior dele confrontando o Capitão num esconderijo deve se passar depois da briga no aeroporto.

28- Explosões

Vemos Bucky correndo em meio a civis, tiros e dois mísseis sendo disparados na pista do aeroporto. Não dá pra saber se foi alguma armadura que os disparou, mas a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) estão fugindo.

29- Pantera Negra

“O que faremos?”, pergunta o Falcão. Vemos o Pantera Negra (Chadwick Boseman) pela primeira vez, bastante ameaçador. Obs: que traje incrível!

30- Nós lutamos!
É assim que o Capitão responde seu amigo. Aí, vemos o time de Rogers vindo pra cima. Detalhe, a Feiticeira Escarlate está VOANDO!

31- Ai

O Pantera também luta e dá um lindo chute no Soldado Invernal. Lembrando que é o mesmo cara que vai sair NO BRAÇO com o HOMEM DE FERRO.

32- Perseguição

Vemos então o Capitão perseguindo o Pantera, que está perseguindo o Soldado Invernal. Sim, ele está dando uma canseira no Capitão América!

33- Garoto Supino

Como dito no item 22, vemos o Capitão segurando um helicóptero com as próprias mãos! Wow!

34- Confirmação

Viúva Negra no aeroporto, provavelmente na mesma cena dos mísseis (item 28). Vemos Flughafen escrito no carrinho. Aeroporto em Alemão.

35- RIP?

Ok, pode ser só uma alucinação minha, mas fazendo a leitura labial de Bucky, entende-se “Steve is Dead!” (Steve está morto!). Isso explicaria a fúria do Soldado Invernal ao arrancar o reator do Homem de Ferro, mas será que a Marvel teria a coragem de matar o Capitão América? Espero que sim.

36- Agora é pessoal

“Desculpe Tony, sabe que eu não faria isso se tivesse escolha…”, diz o Capitão, enquanto Tony, no mesmo aeroporto, segura um Máquina de Combate abatido, sem um reator no peito. Será esse o fim de James Rhodes?

37- Eu também era

“… Mas ele é meu amigo”, finaliza Steve. Tony parece chocado e, dentro de sua armadura, diz: “Eu também era!”.

Relações cortadas.

38- Gang Bang

Já com sua armadura Bleeding Edge, basicamente a mais poderosa dos quadrinhos, o Homem de Ferro aparece levando uma surra colossal do Capitão América e do Soldado Invernal.

39- Vamos, acabe logo com isso, Steve

Cena tirada diretamente dos quadrinhos, Capitão vem com um olhar agressivo e o escudo empunhado em direção a um Homem de Ferro debilitado. Será que o desfecho será o mesmo?

Enfim, um trailer bastante empolgante, porém há ressalvas. A fidelidade ao material original pode ser questionada. Foi bem difícil encontrar semelhanças com os quadrinhos de “Guerra Civil“. A falta de personagens faz parecer uma Treta Civil. Fora isso, o trailer mostrou um Capitão bem egoísta e cá entre nós, a Marvel sabe muito bem que Robert Downey Jr. é o queridinho do mundo, meu medo é que invertam a situação das HQs, transformando o Capitão América no babaca da história.
Outra coisa, ainda não foram mostrados quatro personagens: Homem Aranha (Tom Holland), Homem Formiga (Paul Rudd), Visão (Paul Bettany) e Barão Zemo.

Ansiosos?

Capitão América: Guerra Civil estreia em 28 de abril de 2016.

 
Compartilhar
 
Notícias Relacionadas
 
 
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Animação Batman Ben Affleck Bryan Cranston Capitão América Chris Evans Chris Hemsworth CHRISTIAN BALE Christopher Nolan Cinema Francês Cinema Nacional Coletiva de Imprensa DC Comics Demolidor disney Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 Festival do Rio 2014 Festival do Rio 2015 Frank Miller Game of Thrones Henry Cavill homem aranha Homem de Ferro Hugh Jackman Hulk Jennifer Lawrence Liga da Justiça marvel mulher maravilha Netflix Os Vingadores pré-estreia Rachel McAdams Robert Downey Jr. Rodrigo Santoro Stan Lee star wars steven spielberg Superman Thor Viola Davis Wolverine X-Men Zack Snyder