Pipoca Gigante » Blog Archive » Dissecamos o trailer 2 de “Capitão América: Guerra Civil”

Miscelânea > Nerdices > Dissecamos o trailer 2 de “Capitão América: Guerra Civil”
Enviado 10/03/2016 7:18 pm por Pipoca Gigante no responses

Por: Pedro Sobreiro.

Seguindo nossa tradição de análises daqueles filmes MEGA-ESPERADOS, o Pipoca Gigante – ainda numa hype absurda – traz aqui a análise do segundo trailer de Capitão América: Guerra Civil. Confiram:

Confira nossa análise do primeiro trailer de Guerra Civil
1- De volta a onde tudo começou

Já vimos isso lá em 2011

O trailer começa com o plano aberto de uma cadeia de montanhas geladas. Se puxarmos na memória, veremos que esse plano se assemelha bastante com uma cena excluída de “O Incrível Hulk”, de 2008. Naquele caso, Bruce Banner tenta se suicidar com um tiro na boca e acaba virando o Hulk. Irado, ele quebra o gelo ao seu redor e podemos ver a silhueta do Capitão América.

Porém, como disse anteriormente, é uma cena excluída. Entretanto, esse aspecto de montanha com gelo foi trabalhado especialmente no primeiro filme do Capitão. Durante a invasão a um trem da HIDRA, num cenário idêntico a esse, Bucky (Sebastian Stan) cai para sua suposta morte, nos longínquos anos 1940. Já sabemos que ele sobreviveu e foi transformado no Soldado Invernal.

Como o filme mostrará o Soldado Invernal logo após fugir do domínio da HIDRA, buscando seu lugar no mundo, acredito que revisitaremos o local onde tudo começou.

2- Nosso trabalho é…

O tanque está à esquerda da tela

“Nosso trabalho é tentar salvar o máximo de pessoas possível.” A narração Off-Screen dá espaço a uma prisão sendo protegida por dois guardas armados. Se vocês assistiram ao primeiro trailer, vão lembrar da primeira aparição do Homem de Ferro. Capitão e Bucky estão em posição de ataque, fitando uma porta, que viria a ser aberta pelo Homem de Ferro. Por conta das paredes, pode-se supor que seja o mesmo lugar. Caso isso se confirme, esse lugar terá muita importância na trama.

Minha aposta é que isso seja uma base da HIDRA, onde o Soldado Invernal, como visto em Capitão América 2, se recupera dos combates e assassinatos. Fora isso, não vejo outro motivo para mostrarem dois guardas e um tanque de oxigênio/criogênio.

3- Metalinguagem

“Às vezes, isso não significa salvar todo mundo.” Continuando a narração, temos essa frase e a visão de Bucky saindo de uma câmara de criogenia. Ao que parece, é o mesmo lugar da cena pós-créditos de Homem Formiga. A metalinguagem está presente porque, ao que tudo indica, um dos motivos da cisão entre Steve Rogers e Tony Stark será o futuro de Bucky. Enquanto Steve quer tentar trazer o amigo de volta, Tony quer matá-lo ou prendê-lo por seus crimes através do século XX/XXI.

4- “Mas você não desiste.”

Não olha pro lado...

A narração termina com “mas você não desiste”. Vemos o Capitão América de cara fechada, olhando pra trás. Ele estava olhando um monitor, provavelmente a câmera de segurança do esconderijo citado no item 2. Meu pitaco é de que essa cena tem ligação direta com a chegada do Homem de Ferro.

5- Lidando com o problema

Nova York, Washington DC, Sokovia

O General Ross (William Hurt) reúne os Novos Vingadores, a equipe vista ao final de “A Era de Ultron” (2015), e explica o rastro de destruição que os atos super-humanos vêm deixando com o passar dos anos. O quarteirão novaiorquino de “Os Vingadores” (2012), a destruição do Triskelion numa guerra de aeroporta-aviões de Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014), em plena capital norte-americana, e a cidade flutuante de Sokovia, vista em Os Vingadores: A Era de Ultron (2015). Falcão (Anthony Mackie) e Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) se mostram visualmente chocados com os incidentes. Vendo a reação de seus companheiros, Steve (Chris Evans) pede pra finalizarem a exibição.

Ross responde com um simples: “Capitão, as pessoas estão com medo.”

6- Conheça o Pantera Negra

O Rei de Wakanda

A cena corta e vemos a já conhecida explosão da ONU. O grande diferencial é a confirmação do Pantera Negra nela. T’Challa (Chadwick Boseman) é o rei de Wakanda e estará no momento do atentado, o que será fundamental para a entrada dele no time do Homem de Ferro.

7- Shoot to Thrill

“É por isso que estou aqui”, diz Tony Stark. Somos direcionados para um helicóptero em uma tempestade. O Homem de Ferro pula dele e sai voando em velocidade altíssima. A última vez que vimos Tony deixar um avião foi em Homem de Ferro 2 (2010), ao som de Shoot to Thrill. Dessa vez não há festival, é guerra!

8- Começou.

Diferentes reações e ideais.

Continuando com a frase acima, Tony aparece na reunião e diz: “Alguém precisa nos controlar.” Vemos as reações de Steve e Natasha (Scarlett Johansson). Capitão está totalmente insatisfeito, ele acabou de descobrir que a agência que os ‘controlava’ foi a base para o renascimento da HIDRA, organização nazista remanescente da Segunda Guerra Mundial. Dá pra entender o porquê do Capitão América discordar do Homem de Ferro. A Viúva Negra se mostra surpresa e até mesmo assustada com a possibilidade.

9- Eita

Versão cinematográfica da Prisão 42 ou da Balsa?

“Seja como for, estou dentro”, finaliza Stark. Ele já tem seu posicionamento completamente definido. A cena nos direciona pra um avião sobre o oceano. Uma prisão emerge da água e a nave pousa. Capitão responde: “Desculpe, Tony. Mas se as coisas estão indo mal, não posso ignorá-las.” Tony está ferido e usa uma tipoia no braço. A prisão só será apresentada depois de um confronto. A cisão já estará feita.

Sobre a prisão, sabemos que os direitos do Quarteto Fantástico estão com a Fox, por isso é bem difícil crer na prisão interdimensional, conhecida como “Prisão 42″. Acredito que seja a versão cinematográfica da Balsa.

Há um corte e nos mostram o fim do diálogo. “Às vezes, queria poder ignorá-las”, diz Steve. “Às vezes, gostaria de poder socar seus dentinhos perfeitos”, retruca Stark.

10- Eu acho que vi um gatinho

"Sei que não somos perfeitos"

Passamos para aquela cena no túnel alemão, onde ocorre um tipo de pique-pega entre o Soldado Invernal, o Pantera Negra e o Capitão América. Isso confirma o boato de que o Pantera estaria atrás de Bucky. Outra coisa que deve ser destacada é a fumaça preta na parte mais clara do túnel. Seria ela originada de batidas de carros ou algum tipo de ataque aéreo?

11- Mãozinha

Tomara que a cueca seja de ferro também

Continuando sua réplica, Capitão afirma que as mãos mais seguras ainda são as deles. Em mais um ato metalinguístico, vemos a cena em que Bucky tenta dar um tiro no rosto de Stark, que se defende com uma luva da armadura e faz essa cara aí da imagem.

12- Ex-Machine

Tchau, Rhodey!

Capitão América atravessa um prédio sob ataque (provavelmente o mesmo instituto de doenças visto no primeiro trailer), Bucky aponta uma arma carregada e bang! Máquina de Combate (Don Cheadle) é alvejado no ar. Pela precisão do tiro (não sabemos se é um míssil ou uma flecha explosiva), pode ter sido tanto pelo Soldado Invernal quanto o Gavião Arqueiro. O importante é que ele é abatido e causa a fúria do Homem de Ferro. Mais uma vez ressalto, essa cena ocorre na briga do aeroporto alemão, que cada vez menos parece ser a luta final. Se eles seguirem a estrutura da HQ, esse embate deve acontecer no meio do filme.

Será que o Máquina de Combate morreu? Ou ainda, alguém realmente se importa com o Máquina de Combate?

13- Quem você pensa que eu sou, se não sou o que pensou?

Olhar 43

“Eu estava errado sobre você. O mundo inteiro estava errado sobre você.” Pra quem Tony proferiu tais palavras? Ele as usou para acusar o Capitão de traição ou para perdoar o Soldado Invernal por seus crimes?

O trailer nos direciona de novo para o embate no aeroporto alemão. Bucky parece ter acabado de apanhar (do Pantera), depois vem o Capitão levantando dramaticamente.

14- Atrás de você!

Ex-depósito da Stark Inc.

Aqui, temos destaque na Viúva Negra. Ela aparece em trajes civis batendo em militares no Instituto de Doenças. Corta pro Capitão batendo em alguém com o escudo e voltamos para um diálogo entre Natasha e Stark. Ele diz que alguém virá atrás dela (o mais certo é que estejam discutindo sobre a prisão comentada anteriormente. Tony já está com a tipoia.). Natasha retruca com: “Não sou eu que preciso tomar cuidado.”

15- Sem brigas

Capitão: É o porco! Stark: Aquele que te dá um soco!

O Capitão aparece em algo que parece ser uma cozinha e diz a Tony que eles não precisam brigar. Há um corte e vemos Stark mostrar o olho machucado para ele. Além de estarem numa locação totalmente diferente (agora estão na câmara de criogênio da HIDRA. Parece ter alguém lá dentro, mas não dá pra ter certeza), o Homem de Ferro – com a armadura antiga – dá um soco no rosto do Capitão. Em outras palavras, há um confronto pesado antes do último ato.

16- É guerra!!!!

Pantera não gostou nada disso...

Vemos Stark fechar o Capacete e dizer: “Você acabou de começar uma guerra!” Depois, o vemos usar aqueles mísseis de ombro, o Capitão atravessando um corredor explosivo (as cores remetem a um hospital. Ainda deve ser no Instituto de Doenças). E, então, Bucky e Pantera brigam num terraço. Um helicóptero, que já foi visto no primeiro trailer (ele estava destruído e só não caiu do prédio porque Steve – supino boy – o segurou), alveja os dois.

17- Ajoelhe perante… Wanda

Eita

Feiticeira Escarlate demonstra plenos poderes ao controlar ninguém menos que o Visão (Paul Bettany), a personificação de uma Jóia do Infinito.

18- PUT@ MERD@, QUE COISA LINDA!

Estou aplaudindo

Desculpem a empolgação, mas esse foi o ápice do trailer, pra mim. Gavião arqueiro (Jeremy Renner) lança uma flecha com o Homem Formiga (Paul Rudd) nela. Ele começa a correr pelo braço do Stark, será que ele vai voltar ao microverso e derrotar o Homem de Ferro do mesmo modo que ele fez com o Jaqueta Amarela?

19- Ossos Cruzados

Rumlow finalmente dá as caras (queimadas) no trailer, junto com um baita soco no Capitão.

20- Referências

"Sou apenas um rapaz do Brooklyn"

O Homem de Ferro, já com a Bleeding Edge, pede pra Capitão e Bucky se renderem. Steve, já ferido, faz uma referência a uma frase que ele disse pro Caveira Vermelha, lá em 1945: “Posso fazer isso o dia todo!” E vemos os dois trocando socos.

Essa cena, dado todo o background e a roupagem dos personagens, deve preceder aquela do primeiro trailer em que Bucky e Steve se unem para descer a porrada no Stark.

21- Tá rolando X1

" Briga! Briga! Briga!"

Mais uma vez no aeroporto, vemos o início da briga. No TV Spot do Superbowl, pudemos reparar que o escudo do Capitão tinha cinco marcas de garra. Em outra palavras, ele já enfrentou o Pantera antes dessa cena.


22- C-A-R-A-L-H-#

#TamoJuntoLeo

Stark diz que sua paciência acabou. Ele bate palmas e grita: “Fedelho!” Nisso, o Amigão da Vizinhança (Tom Holland) dá as caras entre os Vingadores e rouba o escudo do Capitão. Essa cena foi adicionada aos 45 do segundo tempo, por isso o uniforme não está finalizado. Entretanto, já podemos reparar alguns detalhes, como: aranha redondinha no peito, lançadores de teia e movimentação nos olhos (OBRIGADO, DEADPOOL!). 2016 está sendo um ano péssimo para as piadinhas. Primeiro, o Dicaprio ganhou o Oscar, agora é o Aranha nos Vingadores…

Num panorama geral, o trailer é bom pelo conjunto, mas é ruim por mostrar demais. Essa adição do Homem Aranha foi puramente para confrontar o anúncio da contratação de J.K. Simmons pela DC/ Warner. Fora isso, o trailer cumpre um papel fundamental, ou alguém aqui lembrou que a pré-venda global para “Batman Vs Superman” começou hoje? Good Job Marvel!

Capitão América: Guerra Civil chega aos cinemas em 28 de abril de 2016.

 
Compartilhar
 
Notícias Relacionadas
 
 
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Animação Batman Ben Affleck Bryan Cranston Capitão América Chris Evans Chris Hemsworth CHRISTIAN BALE Christopher Nolan Cinema Francês Cinema Nacional Coletiva de Imprensa DC Comics Demolidor disney Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 Festival do Rio 2014 Festival do Rio 2015 Frank Miller Game of Thrones Henry Cavill homem aranha Homem de Ferro Hugh Jackman Hulk Jennifer Lawrence Liga da Justiça marvel mulher maravilha Netflix Os Vingadores pré-estreia Rachel McAdams Robert Downey Jr. Rodrigo Santoro Stan Lee star wars steven spielberg Superman Thor Viola Davis Wolverine X-Men Zack Snyder