Séries > Séries em Questão > “Shades of Blue” – Primeiras Impressões
Enviado 09/04/2016 9:00 am por Tina Medeiros no responses

Quando os meios não justificam o fim

Nos anos 1990, Jennifer Lopez despontou para o mundo no seriado “In Living Color“, nunca exibido por aqui. “Shades of Blue” marca o retorno da artista às séries de tv, no papel de Harlee Santos, policial durona que tem por hábito cruzar os limites da lei para proteger o que é seu. Por conta de seu comportamento desonesto, a detetive entra na mira da força tarefa anti-corrupção do FBI, liderada pelo agente Robert Stahl (Warren Kole, de “Common Law“), com quem é forçada a colaborar. Em tempos de Operação Lava Jato, a moral questionável de Harlee poderia gerar antipatia no público brasileiro, mas Lopez convence e consegue fazer com que torçamos por sua personagem. Se restava alguma dúvida quanto ao talento e versatilidade de Lopez, seus esforços aqui devem mudar o jogo a seu favor.

Leia também a análise de “O Garoto da Casa ao Lado”, longa protagonizado por Jennifer Lopez.

Jennifer Lopez é a policial Harlee Santos, protagonista de "Shade of Blue"

Mãe solteira com um passado traumático, a protagonista Harlee faz escolhas que a envolvem em um esquema de corrupção liderado pelo tenente Matt Wozniak, vivido por Ray Liotta (de “O Mensageiro“). Juntos, Lopez e Liotta entregam atuações consistentes e possuem carisma suficiente para impulsionar o seriado, que já tem uma segunda temporada confirmada. O restante da desonesta equipe de detetives do Brooklin é formada pelos policiais Tess Nazario (Drea de Matteo, de “A família Soprano“), uma mulher turrona que tenta lidar com suas inseguranças; Michael Loman (Dayo Okeniyi, de “O Exterminador do Futuro: Gênesis“), que não consegue se livrar do sentimento de culpa por ter matado um suspeito desarmado; Carlos Espada (Vincent Laresca, de “Weeds”), homem leal aos colegas que esconde sua paixão por uma colega casada; e Marcus Tufo (Hampton Fluker), o playboy do departamento.

Leia também as primeiras impressões da segunda temporada do drama policial “True Detective”.

Harlee (Jennifer Lopez) e Michael (Dayo Okeniyi)

Os dois primeiros episódios foram dirigidos por Barry Levinson, mais conhecido pelos filmes “Bom Dia Vietnã” (1987) e “Rain Man” (1988). Levinson também co-produz o seriado junto a Lopez, numa demonstração do empenho e dedicação de ambos pelo trabalho. O episódio piloto abre com um misto de desabafo e confissão da protagonista para, em um flashback, retroceder duas semanas no tempo. A partir daí, “Shades of Blue” revela de forma bastante satisfatória as motivações da detetive e gradativamente descortina os acontecimentos que desaguam na desesperada confissão de Harlee. Ainda que muitos o comparem – negativamente – ao extinto (e formidável) seriado “The Shield“, “Shades of Blue”consegue ter fôlego para manter o ritmo.

Leia também as primeiras impressões de “Quantico”.

Ray Liotta interpreta o corrupto tenente Matt Wozniak

Alternando com as questões éticas, há também a subtrama familiar que envolve Harlee e seu amor pela filha Cristina, interpretada por Sarah Jeffery. É justamente esse ímpeto de, por um lado, proteger e, por outro, proporcionar o melhor para a filha que ocasiona a ruína de Harlee, fisgada em um dilema entre a lealdade a seus colegas e sua própria liberdade. De quebra, perseguições policiais e tiroteios não podiam ficar de fora, afinal “Shades of Blue” ainda é um drama policial, ainda que os policiais aqui estejam longe de ser exemplares.

Leia também as primeiras impressões de “Blindspot”.

Criada pelo israelense Adi Hasak, um ex-jornalista, e baseada no livro “Shades of Blue: 30 years of (Un) Ethical Policing“, do ex-instrutor policial Michael Rudolph, a série foi originalmente oferecida para a rede ABC, que a rejeitou. Já a NBC comprou a ideia e não deve ter se arrependido. Com “Shades of Blue“, a emissora voltou a bater a concorrência no horário nobre das noites de quinta- feira, feito que não realizava desde março de 2008. Aqui no Brasil a série vai ao ar às quintas, às 22:00h, no canal a cabo Universal Channel.

Em tempo: o piloto e o primeiro episódio serão reprisados neste domingo, dia 10/04, às 21:05h e às 22:00.

 
Compartilhar
 
Notícias Relacionadas
 
Tina Medeiros, cantora e editora. O tempero especial da nossa pipoca.
 
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Animação Batman Ben Affleck Bradley Cooper Capitão América Charlize Theron Chris Hemsworth CHRISTIAN BALE Christopher Nolan Cinema Francês Cinema Nacional Coletiva de Imprensa Colin Farrell DC Comics Demolidor disney Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 Festival do Rio 2014 Festival do Rio 2015 Frank Miller Game of Thrones homem aranha Homem de Ferro Hulk Jennifer Lawrence Jessica Chastain Kristen Stewart Liga da Justiça marvel Michael Fassbender mulher maravilha Netflix oscar Os Vingadores pré-estreia Robert Downey Jr. Rodrigo Santoro Samuel L. Jackson star wars steven spielberg Superman Thor Tom Cruise X-Men