HQ e Literatura > HQs > Os Quadrinhos e a Telona
Enviado 24/04/2016 1:00 pm por Pipoca Gigante no responses

Filmes de heróis? Quem sabe daqui a 28 anos?

Por: F.Cruz.

O mundo era muito diferente nos anos 70, 80 e 90. Pra começar, não existia internet, e smartphones eram coisas possíveis, talvez, apenas em filmes de ficção científica. Agora, a diferença mais importante (e dolorosa) era o fato de que quase não se faziam filmes de super-heróis. Nesse momento, a galerinha sub-15 deve estar perguntando:

“QUE DIABOS?!”

Sim, é verdade. Quase não se faziam filmes de super-heróis, e, mais do que isso, havia a percepção de que fazer um filme de super-heróis poderia ACABAR com a carreira de um ator simplesmente porque ele passaria a ser visto apenas como aquele personagem.

Leia também o especial da série “Superman Através dos Tempos #3: Interlúdio 1 – O pop se autoconsumirá”.

É só ver o que aconteceu com Christopher Reeve, por exemplo, um excelente ator que nunca conseguiu se desvencilhar da imagem do Homem de Aço. A prova do absurdo talento de Reeve é o fato do personagem TAMBÉM não ter conseguido se desvencilhar da imagem do ator. Da mesma forma, Linda Carter e Adam West sabem bem o que é isso e até hoje são linkados, respectivamente, à Mulher Maravilha e ao Batman.

Leia também o especial da série “A Sombra do Batman #4: Os Batmen que não foram (parte 1)”.

Esse destino cruel poderia ser aplicado também a atores de ficção científica, mas nós vamos falar apenas de super-heróis hoje.

Christopher Reeve, Linda Carter e Adam West, a Trindade da trindade

Por outro lado, a carreira de Michael Keaton não foi tão prejudicada quanto a de Reeve, talvez pelo fato de Keaton já ter alguns filmes de sucesso no currículo antes do “Batman” de Tim Burton. Ainda assim, o personagem talvez tenha sido a coisa mais importante e mencionada do currículo de Keaton até, ironicamente, o espetacular “Birdman”.

Leia também o especial “Mulheres, Quadrinhos e Cinema”.

Batman em uma brincadeira com o cartaz de "Birdman"

Vocês devem estar se perguntando o porquê dessa aula de história cinematográfica, meus amigos. Bom, eu explico: o mundo mudou.

Filmes de Quadrinhos viraram coisa séria. Enquanto em tempos passados atores ficavam absurdamente reticentes sobre interpretar um herói, hoje isso virou coisa comum. TODOS os atores querem um pedacinho dessa cultura. Em alguns casos, como Chris Evans e Ben Affleck, os atores interpretaram MAIS do que um personagem, Tocha Humana e Capitão América, e Demolidor e Batman, respectivamente.

Leia também “Especial: A Fase 2 até agora – ATUALIZADO”.

Atores respeitados como Ian McKellen, Michael Fassbender, Gwyneth Paltrow, Holly Hunter, Christian Bale e Gary Oldman adentraram e habitam esse mundo sem problemas. Enquanto no passado esses filmes poderiam basicamente dizimar suas carreiras, hoje eles as mantém vivas.

Um bom exemplo disso é o querido Thor. O ator australiano Chris Hemsworth tem amargado um fracasso atrás dos outros nas bilheterias: o patético “Hacker”, o chatíssimo “No Coração do Mar”, e agora “O Caçador e a Rainha do Gelo”, que foi massacrado pela crítica e deve implodir logo no fim de semana de abertura. Mas ele não precisa se preocupar, pois tem os filmes do Deus do Trovão e dos Vingadores para se resguardar e manter o seu status de movie star.

Fazer filmes de super-herói ficou cool, a ponto de nós estarmos constantemente vendo atores que já participaram de outras franquias de quadrinhos voltando ao gênero. No último mês, nós tivemos três casos interessantes: o primeiro foi com o vencedor do Oscar J.K. Simmons, famoso por ter interpretado de forma perfeita o J. Jonah Jameson em “Homem-Aranha“, que aceitou participar do filme da “Liga da Justiça” no papel do Comissário James Gordon.

Leia também o especial 5 motivos para assistir “Deadpool”.

Manchete do Daily Bugle: "J.K. Simmons troca o personagem da Marvel pela DC Comics"

Parece que a Marvel quis retaliar e ofereceu o vilão do vindouro Homem-Aranha (“Spider-Man Homecoming“) a Michael Keaton. As negociações pareciam avançar, mas essa semana saiu a notícia de que o ex-Batman não chegou a um acordo com a Marvel. Uma pena. Eu gostaria de ver o que ele faria com o Abutre, um interessante vilão do Aranha.

Leia também o especial “CinemaCon e o Universo DC”, com as ultimas novidades da Warner/DC nas telonas.

A Warner/DC não ficou atrás e logo anunciou que ninguém menos do que Willem Dafoe, que interpretou o Duende Verde em “Homem-Aranha”, vai estar também em “Liga da Justiça”. No entanto, o seu personagem não foi especificado. O que se sabe é que ele NÃO vai ser um vilão.

Obviamente, como o seu personagem não foi divulgado, a internet começou a especular sobre quem ele iria interpretar. Aqui vão as escolhas mais populares nos sites gringos:

1)    Ajax, o Caçador de Marte.

2)    Ted Kord, o Besouro  Azul.

3)    Kent Nelson, o Doutor Destino

4)    E ninguém menos que John Constantine.

Particularmente, eu gostaria muito de ver o Marciano no filme da liga. Talvez isso não aconteça, porque ele está aparecendo no (maravilhoso) seriado da “Supergirl“.

Leia também as primeiras impressões da série “Supergirl”.

Agora, existe também a possibilidade de que, assim como Holly Hunter, Dafoe esteja interpretando um personagem criado apenas para o filme, o que para mim não seria um problema, até mesmo porque a atuação de Hunter foi um dos pontos altos de “Batman vs Superman.

Mas é divertido especular, não é? Então, até a Warner/DC encerrar o assunto, nós vamos continuar matutando sobre quem o ator vai interpretar.

E aí, o que vocês acham? Quem o Willem Dafoe vai fazer?

 
Compartilhar
 
Notícias Relacionadas
 
 
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Animação Batman Ben Affleck Bradley Cooper Capitão América Charlize Theron Chris Hemsworth CHRISTIAN BALE Christopher Nolan Cinema Francês Cinema Nacional Coletiva de Imprensa Colin Farrell DC Comics Demolidor disney Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 Festival do Rio 2014 Festival do Rio 2015 Frank Miller Game of Thrones homem aranha Homem de Ferro Hulk Jennifer Lawrence Jessica Chastain Kristen Stewart Liga da Justiça marvel Michael Fassbender mulher maravilha Netflix oscar Os Vingadores pré-estreia Robert Downey Jr. Rodrigo Santoro Samuel L. Jackson star wars steven spielberg Superman Thor Tom Cruise X-Men