Cinema > Críticas > Crítica “O Caseiro”
Enviado 24/06/2016 3:00 pm por Pipoca Gigante no responses

“O Caseiro”

 


Título Original: “O Caseiro”

Gênero: Terror / Susense.

Origem: Brasil.

Duração: 88 Minutos.

Ano de Lançamento: 2016.

Elenco: Bruno Garcia, Annalara Prates, Bianca Batista, Leopoldo Pacheco, Denise Weinberg, Malu Rodrigues, Victória Leister, Pedro Bonish e Fabio Takeo.

Roteiro: Julio Santi, Felipe Santi e João Segall.

Direção: Julio Santi.

 

 

 

 

O suspiro de um gênero

O cinema de gênero nunca foi visto com muito bons olhos na cinematografia brasileira. Mesmo José Mojica Marins, hoje em dia aclamado como ícone no seguimento do terror, passou maus bocados nas décadas de 1960 e 1970, quando as produções saiam da Boca do Lixo na região central de São Paulo e ganhavam timidamente algumas poucas salas de cinema.

Leia também a análise da série “Zé do Caixão”, do canal Space.

Ainda que com o passar do tempo José “Zé do Caixão” Mojica tenha alcançado o status de cult, o diretor não chegou a fazer escola e o cinema de terror nunca se tornou forte o suficiente na ‘indústria cinematográfica brasileira’. Como resultado, o gênero praticamente inexistiu nas décadas subsequentes. Apesar de Mojica nunca ter deixado de produzir, seus filmes raramente ganham algum destaque ou chegam aos cinemas, caso do ótimo “Encarnação do Demônio” (2008).

Bruno Garcia é Davi, o protagonista especialista no sobrenatural

Com tudo contra, inclusive o público que não vê relevância na produção nacional do gênero,  os jovens realizadores encontram no terror um meio para se lançarem no mercado audiovisual, quase como acontece em Hollywood (claro, guardando as devidas proporções). Nos últimos dois anos, alguns títulos, ainda que timidamente, chegaram às telas, como “Isolados“, de Tomás Portella; “Quando Eu Era Vivo“, de Marco Dutra; e “O Amuleto“, de Jeferson De.

Leia também a análise de “Uma Loucura de Mulher”, comédia com a participação de Bruno Garcia.

Agora, mais uma produção do gênero, “O Caseiro“, do diretor Julio Santi, chega aos cinemas prometedo trazer muita tensão e alguns sustos ao exigente público do seguimento.

O Caseiro em pessoa

Na trama escrita por Julio Santi, Felipe Santi e João Segall, Bruno Garcia  (“De Pernas Pro Ar 2“) vive Davi, um professor de psicologia respeitado por seu estudo no âmbito do sobrenatural, no qual propõe explicações psicanalíticas para eventos extraordinários. Certo dia, o professor é abordado por Renata (Malu Rodrigues - “O Homem do Futuro“), uma aluna da universidade, que lhe pede ajuda com o misterioso caso de sua irmã mais nova. Acredita-se que a menina, que vive em uma propriedade no interior, seja assombrada pelo fantasma do antigo caseiro da família. Relutante por não atender clientes há anos, Davi vislumbra a possibilidade de escrever um livro sobre o caso e decide viajar ao interior para investigar.

Leia também a análise da primeira temporada de “The Whispers”.

Com uma narrativa simples e uma linguagem um tanto acadêmica, Julio Santi consegue criar tensão e segura a atenção do espectador durante toda a projeção.

Annalara Prates é uma das protagonistas e guarda um importante segredo na trama

Ainda que próximo ao clímax a trama se torne confusa e pareça que em algum momento a conclusão se assemelhará a um desenho do Scooby-Doo, o desfecho não chega a decepcionar, mas também não está à altura da apresentação e do desenvolvimento até ali. Em todo caso, “O Caseiro” é uma boa produção no gênero e vale a pena a ida ao cinema.

Conheça outros lançamentos de junho nos cinemas.

 
Compartilhar
 
Notícias Relacionadas
 
 
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Animação Batman Ben Affleck Bradley Cooper Capitão América Charlize Theron Chris Hemsworth CHRISTIAN BALE Christopher Nolan Cinema Francês Cinema Nacional Coletiva de Imprensa Colin Farrell DC Comics Demolidor disney Festival do Rio 2012 Festival do Rio 2013 Festival do Rio 2014 Festival do Rio 2015 Frank Miller Game of Thrones homem aranha Homem de Ferro Hulk Jennifer Lawrence Jessica Chastain Kristen Stewart Liga da Justiça marvel Michael Fassbender mulher maravilha Netflix oscar Os Vingadores pré-estreia Robert Downey Jr. Rodrigo Santoro Samuel L. Jackson star wars steven spielberg Superman Thor Tom Cruise X-Men